segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conceito de Ontologia - AVA02


Ontologia (ontos e logoi) é um termo de origem grega que significa conhecimento do ser. Reproduz a natureza do ser, a existência dos entes, a realidade e as questões metafísicas em geral. É uma parte da filosofia que trata do ser concebido, ou seja, do “ser enquanto ser”, que tem uma natureza comum, que é inerente a todos e a cada um dos seres. A ontologia refere-se diretamente ao ser em sua essência e não segundo sua aparência.
A ontologia costuma ser confundida com metafísica. Conquanto tenham certa comunhão ou interseção em objeto de estudo, nenhuma das duas áreas é subconjunto lógico da outra, ainda que na identidade.
Para a ontologia, qualquer coisa que existe é vista apenas como algo que é, nada mais do que isso. Mas precisamente, ontologia diz respeito a determinar quais as categorias do ser são fundamentais, e perguntar, e em que sentido, os itens para essas categorias serem ditas que "são".


3 comentários:

  1. Podemos também dizer que a ontologia reflete sobre os universais (as propriedades ou os atributos). Estes referentes justificam a forma de se referir aos indivíduos: os ontólogos ainda debatem sobre a existência dos universais nas coisas ou na mente.

    ResponderExcluir
  2. A ontologia questiona-se sobre que critério deve ser usado para estabelecer se uma entidade é abstrata ou concreta, tendo em conta que há entidades abstratas que não se sabe se existem. A distinção entre o mental e os processos físicos da mente constitui outro problema ontológico.

    ResponderExcluir
  3. Me expliquem de uma forma que eu possa ilustrar essa palavra, por favor.

    ResponderExcluir