segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles - ED02


Os males não cessarão para os homens antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder. PLATÃO

O ser se exprime de muitos modos, mas nenhum modo exprime o ser. O ser se diz em vários sentidos. ARISTÓTELES


Platão elaborou a teoria das ideias, pela qual procura explicar o processo do conhecimento como a passagem do mundo das sombras e aparências ao mundo das ideias e essências. Os objetos sensíveis geram as opiniões. O conhecimento é formado no mundo racional das ideias, onde o ser é absoluto, eterno e imutável. O mito da caverna ilustra a teoria platônica do processo desenvolvido pelo conhecimento humano. Na política, Platão imaginou uma sociedade ideal governada por reis-filósofos: pessoas libertas da caverna das ilusões e com o mais alto conhecimento do mundo das ideias.

Aristóteles: a) desenvolveu a lógica, ferramenta básica do raciocínio; b) concepção da realidade: os dados captados pelos sentidos constituem a existência do ser. A partir desses dados, a ciência deve buscar as estruturas essenciais. O conhecimento tem de evoluir do individual para o universal. Só existe ciência do universal. A indução é o processo básico do conhecimento científico; c) concepção do ser: o ato é a manifestação atual do ser. A potência representa as possibilidades do ser, sua capacidade de vir a ser; d) teoria da causalidade: distingue quatro tipos de causas: material, formal, eficiente e final. A causa final comanda o movimento da realidade – passagem da potência para o ato; e) definição de homem: ser racional, cuja essência é pensar. Virtude – é o meio-termo entre o excesso e a falta de um atributo qualquer.

Concernente à educação, pode-se inferir que a proposta educacional e política de Platão não é absurda. Para ele, há uma estreita relação entre política, conhecimento e educação. Sugere Educação como Paidéia (Educação integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada no Bem, no Justo e no Belo, ele dá um caráter muito parecido com o que entendemos por educação hoje. Para Aristóteles, cada ser humano assume a sua autoconstrução como se fosse uma obra de arte.  Com isso, a educação vai perdendo herança divina para assumir um caráter de finalidade humana.

Resumindo, a Educação atual adota preceitos das filosofias de Platão e Aristóteles. O ensino não é meramente uma transmissão de conceitos ou conteúdos, mas um treinamento ontológico, uma forma de lapidar os seres para que possam conviver de forma mais harmônica na sociedade – educar para a vida, para o exercício da cidadania (LDB 9.394/96 – “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”).

2 comentários:

  1. Para Plantão a educação deveria tornar-se algo público, os mestres deveriam ser escolhidos pela cidade e controlados por magistrados especiais. Platão defendia ainda que a educação deveria ser igual para rapazes e raparigas, mas só até aos seis anos. A partir desta idade teriam mestres e classes diferentes.

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  2. Platão percebe a educação como uma arte capaz de suportar a contemplação do ser e da parte mais brilhante do ser. Sendo assim, a natureza da educação permite ao homem, através dos bons hábitos, obter uma concepção política correta por meio do auto-conhecimento.

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