segunda-feira, 30 de abril de 2012

Teoria dos dois mundos ou Mundo das ideias - AVA05


       Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão é sua teoria dos dois mundos (mundo sensível e mundo inteligível ou mundo das idéias), com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das sombras e aparências para o mundo das ideias e essências.
       Para Platão, no mundo das ideias é que moram os seres totais e perfeitos: a justiça, a bondade, a coragem, a sabedoria, etc.
     Fora do mundo das ideias, tudo o que captamos através dos nossos sentidos possui apenas uma parte do ser ideal. O mundo sensível, portanto, é um mundo de seres incompletos e imperfeitos.
           A teoria das ideias representa a tentativa de conciliar duas grandes tendências anteriores da filosofia grega: a concepção do ser eterno e imutável de Parmênides e a concepção do ser plural e móvel de Heráclito. Para Platão, o ser eterno e universal habita o mundo da luz racional, da essência e da realidade pura. E os seres individuais e mutáveis moram no mundo das sombras e sensações, das aparências e ilusões. 

Um comentário:

  1. “Para Platão existe dois tipos de conhecimento:
    O mundo das idéias, que é o mais verdadeiro porque se mantém igual.
    O mundo real, que se altera-se, se transforma, não se mantém igual.”

    ResponderExcluir